top of page

Curiosidade!

Uma super ninhada de cigarras deve se espalhar pelos estados norte-americanos de Indiana, Geórgia, Nova York e pelo menos mais 10 estados. 

Segundo especialistas, após 17 anos no subsolo, trilhões de cigarras do gênero Magicicada sairão do subsolo e devem atingir 15 estados norte-americanos.

Este fenômeno, conhecido como ninhada 10 pode ocorrer de forma antecipada em função das mudanças climática, segundo a Press Associated News.

 

O ciclo:

 

Como parte da etologia do animal, é comum que ele saia do solo ao noitecer para evitar predadores e dentre eles, principalmente as formigas. Na sequência, sobem na copa das arvores e passam pela ecdise- um processo de troca do exoesqueleto quitinoso que reveste o animal que, apesar de protegê-lo, limita o seu crescimento.

Nesta etapa da ecdise, tornam-se vulneráveis e por isso devem estar protegidos em pontos altos distantes do solo, o que não impede muito a ação de predadores silvestres como pássaros e até mesmo domésticos como cães e gatos.

Quando alcançarem a copa das árvores, o machos iniciam a "vocalização" ou o canto para atrair as fêmeas, que se gostarem, acasalam-se e são fecundadas.

Depois disso, a fêmea se aloja em pequenos galhos, faz a oviposição e em algumas semanas morrem e caem servindo inclusive de adubo para a própria árvore que os alojou por todo o ciclo larval.

Um mês e meio depois, as ninfas eclodem do ovo, se enterram no solo e voltam ao subsolo onde passarão mais 17 anos nutrindo-se da seiva da árvore na região radicular.

Magicicada_septendecim_female_(Brood_X)_-_journal.pone.0000892.g003A.png
magicicada.jfif
biologuia no youtube.JPG

2018 por Sol Nascente Consultoria. 

bottom of page