O fenótipo do tipo sanguineo humano é manifestado pela combinação de um carboidrato que forma o aglutinogênio e uma proteína que forma a aglutinina.
O aglutinogênio é a substância responsável pelo diagnóstico do tipo sanguíneo humano, por isso só é possível identificar dois tipos de carboidratos/antígenos: Antígeno A e antígeno B.
Bioquímica do sistema ABO
Considerando uma abordagem bioquímica, sangue humano possui um aglutinogênio e uma aglutinina. O aglutinogênio é a substância que compõe a membrana plasmática das hemácias sanguíneas.
No plasma sanguíneo ocorre a aglutinina, uma proteína que compõe parte do sistema imunológico do sangue.
Um estudo etimológico, ou seja, buscando o significado da palavra aglutinogênio esclarece que o sufixo 'gênio' é a forma contraída da palavra 'gênesis' que significa origem. Guarde essa informação que será de grande valia para melhor entendimento do conteúdo.
As combinações de aglutiinogênio e aglutinina permitem diversos fenótipos para os grupos sanguíneos. Tem-se o sangue Tipo A, Tipo B, Tipo AB e Tipo O.
AGLUTINOGÊNIOS
O sangue A recebe essa denominação por conter aglutinogênio A
O sangue B recebe essa denominação por conter aglutinogênio B.
O sangue AB é assim classificado por conter aglutinogênios A e B.
O sangue O não possui nenhum dos aglutinogênios.
AGLUTININAS
O sangue A fabrica aglutininas Anti -B
O sangue B fabrica aglutininas Anti- A
O sangue AB não fabrica aglutininas.
O sangue O fabrica aglutininas Anti- A e Anti B
ENTENDENDO A LÓGICA DAS TRANSFUSÕES.
Para melhor entender a lógica das transfusões sanguíneas é necessário frisar que aglutinogênios são substâncias naturais do sangue, portanto capazes de originar reações adversas se forem inseridas em um organismo que não os tenha como naturais. LEMBRE-SE! Ele é um gerador de aglutinação.
As aglutininas são anticorpos o que significa que, se o organismo identificar uma substância geradora de aglutinação (um aglutinogênio) circulando, desencadeará a ação das aglutininas portanto : O sangue A fabrica aglutininas anti B e o sangue B fabrica aglutininas anti A. O sangue AB tem os dois aglutinogênios como sendo naturais e por isso não fabrica aglutininas. Com essa lógica de raciocínio, é interessante considerar que o sangue O não possui nenhum dos aglutinogênios na sua composição natural, portanto produzirá aglutininas contra os dois tipos : Anti-A e Anti-B.
BIOQUÍMICA DO SISTEMA ABO

DOADOR UNIVERSAL x RECEPTOR UNIVERSAL
Considerando o que foi abordado no último parágrafo e na tabela acima, um indivíduo Tipo O, que não fabrica nenhum tipo de aglutinogênio pode doar para qualquer receptor de qualquer grupo do sistema ABO, é considerado por isso o DOADOR UNIVERSAL. Com esse mesmo raciocínio, um indivíduo com sangue Tipo AB, que não fabrica aglutininas (anticorpos) pode receber qualquer tipo de sangue do sistema ABO e por isso será classificado como RECEPTOR UNIVERSAL.
É válido lembrar que o conceito abordado aqui restringe-se aos grupos sanguíneos do sistema ABO, não considera portanto, o sistema Rh que será assunto de estudos futuros.

